Como fazer marketing pessoal?

Algumas dicas de ouro pra você!

Na maioria das vezes, em uma empresa há muitos funcionários com grande potencial, mas que não conseguem ganhar destaque na área ou não conseguem crescer, você já deve ter percebido isso…

Possivelmente elas não sabem como fazer marketing pessoal, algo extremamente importante para quem quer ganhar destaque seja em qualquer estágio da vida, pessoal ou profissional.

Bruna Gasgnon, trabalhou por décadas na peça “Trair e coçar é só começar” e após o fim do espetáculo passou por mudanças em sua carreira, até que nos anos 80 se envolveu com o trabalho de coach para novos atores.

E foi nesse momento que a Bruna entrou em contato diretamente com o marketing pessoal e viu que é a melhor maneira de promover a sua imagem, conteúdo e se destacar.

Descobrir como fazer marketing pessoal é fazer um paralelo com a marca de uma empresa (porém nesse caso, a empresa VOCÊ!) e uma marca vai muito além do nome ou do logotipo.

A marca representa o todo da empresa, sua missão, sua visão, seus valores, seu produto, seu atendimento e outras tantas questões coorporativas…

Quando vemos um refrigerante com embalagem vermelha com escritas em branco, logo já sabemos que é a Coca Cola.

Como fazer marketing pessoal Oto Alvarenga

No marketing pessoal é a mesma coisa: seu nome representará e estará atrelado a muitas coisas.

Qual o objetivo do marketing pessoal?

Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias, aplicadas de maneira coerente e planejada, que irá fazer com que você atribua um maior valor a sua imagem pessoal, ou seja, é um marketing voltado para as pessoas verem você com uma imagem bastante positiva.

Em poucas palavras, podemos dizer que o marketing pessoal é atribuir valor a sua imagem.

Muito mais do que apenas se auto promover, ele é um conjunto de maneiras e possibilidades que irão fazer com que as pessoas o vejam de maneira muito mais positiva.

Isto tudo já é mais do que suficiente para que você se convença que esta estratégia é fundamental em sua carreira, mas mesmo assim, vamos mostrar de maneira detalhada por que é importante trabalhar seu marketing pessoal!

Para saber como criar seu marketing pessoal é preciso seguir alguns passos, vamos lá?

Como fazer marketing pessoal Oto Alvarenga

1- Networking

Já dizia o proverbio“ Quem não é visto não é lembrado”, certo? Por isso, é muito importante criar relações, sejam elas pessoais ou profissionais. Além de trocar contato, a troca de experiência também é importante.

Faça parcerias, proporcione chances de ser lembrado para uma vaga de emprego ou alguma outra oportunidade que faça um upgrade na sua vida. Tenha clareza e um “dossiê” da pessoa com a qual quer se conectar.

2- Redes Sociais

Seja participativo nas redes sociais, cada uma delas tem a sua finalidade. Lembre-se de evitar discutir assuntos polêmicos e não entre em discussões vazias. Se quer ser visto de forma profissional nas redes sociais, trabalhe-as de forma profissional:

Instagram: Nessa, o objetivo é que ela seja a vitrine da sua loja, da sua vida, dependendo de como você a utiliza.

Linkedin: É a rede social que conecta empregados com empregadores, seu perfil será estritamente profissional e para se atualizar no mercado em que atua.

Twitter: O Twitter é visto como uma rede social mais de jovens, com pautas da atualidade e notícias hora a hora.

Como fazer marketing pessoal Oto Alvarenga

Facebook: O Facebook é a junção de todas as redes sociais em uma só e um grande canal. Se usado de forma estratégica pode alavancar e muito sua imagem pessoal!

Para todas elas, trabalhe uma foto profissional no seu perfil e mantenha um currículo consistente!

3- Seja o solucionador dos problemas

Ser proativo, sempre estar disposto a resolver problemas é muito bem visto no meio coorporativo e isso contribui muito para o seu marketing pessoal.

Sempre que você avistar um problema na sua empresa ou sua equipe, se ofereça para ajudar e conquiste uma imagem de iniciativa e colaboração.

4- Traje

“Vista para ser visto”. A sua vestimenta também é bastante importante para o seu marketing pessoal.

Cada ocasião exige um tipo de vestimenta a ser usado. Lembre-se que menos é mais, sem exageros e sem extravagâncias. Homens: roupas do seu tamanho! (Maiores detalhes, aqui!)

5- Ética

A ética é sempre o melhor caminho a seguir, cultive sua moral e a sua honestidade sempre, independentemente de qualquer situação. Apenas uma atitude errada pode destruir o seu marketing pessoal.

6- Blog

Ter um blog é de grande valor para que as pessoas vejam o que pensa e as ideias que te rodeiam. Torne-se um especialista no assunto que está trabalhando.

Faça parcerias com outros blogs e aumente sua rede de contatos.

Passou por uma situação importante e que pode ajudar outras pessoas na mesma situação: conte no seu blogue e divulgue nas redes sociais!

7- Sinta-se Seguro

A autoconfiança é tudo, é o que move uma boa desenvoltura. Invista em seus pontos fortes e melhore seus pontos negativos.

Passe confiança, conheça seus benefícios e promova-os.

8- Boa Comunicação

A habilidade de comunicação será necessária para qualquer objetivo traçado. Monitore-se para se expressar corretamente no ambiente de trabalho e, principalmente, de forma clara, evitando gírias. Se há jargão específico na sua área de atuação, busque dominá-lo e utilizá-lo corretamente em sua fala.

Quando na modalidade escrita, utilize corretores de texto ou ferramentas online para ajudá-lo a não enviar e-mails ou redigir documentos com problemas de ortografia.

Evite o modismo, palavras da moda para impressionar: um bom marketing pessoal passa por uma boa identidade, portanto seja você!

Quando decidir dar início ao seu plano de marketing pessoal toda a sua vida mudará, e você nunca mais será o mesmo.

Comece já a traçar a sua estratégia de marketing pessoal para obter da vida tudo aquilo que sempre sonhou.

DICA EXTRA:

Muitas pessoas entraram em contato falando o quanto acharam esse artigo bacana mas me perguntando porque os cursos de marketing pessoal são tão caros no Brasil, chegando a custar cerca de 2 mil reais quando ensinados por especialistas da área.

Bom esses cursos costumam ter preços elevados pois são conhecimentos que poucas possuem no país, e que podem mudar a vida profissional de qualquer pessoa.

Mas uma dica, é que eu desenvolvi um curso 100% online muito mais em conta. Além de ser ótimo pro currículo, vai te ajudar a se posicionar melhor e criar mais autoridade pro seu nome.

Recomendo que você invista em si mesmo! Afinal, quanto você gasta com coisas supérfluas por mês?

Saiba mais sobre meu Treinamento Online de Marketing Pessoal para Profissionais em Inicio de Carreira!

Se tiver dúvidas, deixa nos comentários e lembre-se de compartilhar com aquele seu amigo ou amiga que está precisando!

Até mais!