Como não sabotar sua reputação online? Quais erros evitar? Que tal nos aprofundarmos nesse tema, vamos lá?

Imagina comigo a seguinte situação:

Você é um jogador de futebol profissional, joga num pequeno time do interior e está se destacando entre os demais.

Um certo dia o seu sonho se realiza: fruto do seu esforço, talento e dedicação, aquela contratação tão aguardada de um grande clube da primeira divisão acontece, porém, enquanto você viaja para assinar contrato com esse clube, algo totalmente inesperado vem à tona: a torcida do clube descobre em sua conta do Twitter declarações de amor ao time rival, resultando no cancelamento do contrato.

Esse fato é real e aconteceu em meados de 2016.

Postagem de Getterson no Twitter
Getterson em publicação que levou ao cancelamento do seu contrato

O jogador em questão chama-se Getterson, que sairia do J. Malucelli para jogar no São Paulo Futebol Clube e teve seu contrato cancelado após torcedores acharem em sua conta do Twitter declarações de amor ao rival Corinthians, além de uma provocação ao Tricolor, quando dizia que iria assistir a um “joguinho dos bambis”.

Veja a matéria aqui.

Um outro caso que repercurtiu muito foi o da professora Rosa Marina Meyer que ironizou a aparência de um passageiro no Aeroporto Santos Dumont (veja o caso aqui), perdendo um cargo interno que exercia na PUC-Rio.

Caso Rosa Maria Meyer - Não sabote sua reputação online - Oto Alvarenga
Caso Rosa Marina Meyer

Parecem fatos isolados, mas situações parecidas acontecem todos os dias.

Com a facilidade de acesso e força das redes sociais estruturadas na internet, se faz necessário redobrar os cuidados com o que se publica.

Os números do Facebook, por exemplo, são incríveis: a rede social é acessada por um bilhão de usuários de todo o mundo todos os dias (dados referentes ao primeiro trimestre de 2016).

Em meus treinamentos, gosto de dar o seguinte exemplo: pense em alguém que teve um filho há 15 anos atrás.

Para contar aos parentes mais próximo essa grande novidade, o pai pegava o telefone e ligava para um parente, depois ligava para outro e depois outro e então, aguardava outros amigos e familiares ligarem de volta confirmando a novidade.

Hoje, basta uma postagem no Facebook e pronto!

Não apenas os amigos mais próximos, mas dezenas e talvez centenas de pessoas já ficam sabendo instantaneamente dessa novidade e já estão comentando e compartilhando, ou seja: com muito menos esforço se consegue um alcance muito maior!

Consegue perceber o poder das redes sociais agora?

Porém é nítida a percepção de que grande parte das pessoas ainda não percebeu o poder das redes sociais online, e acabam postando, publicando e comentando tudo de tudo, perdendo assim uma grande oportunidade de construção de autoridade e consequentemente sabotando sua reputação online.

SE esquecem que na internet perdemos a noção do alcance de uma publicação e que uma vez na grande rede isso se torna como uma tatuagem, de difícil exclusão.

dicas de mestre para NÃO sabotar sua reputação online

– Evite postar qualquer coisa no “calor” da emoção
– Na foto do seu perfil, evite estar de óculos escuro, ou em ambientes incompatíveis com uma imagem profissional
– Cuidado com sua capa do perfil: qual mensagem ela passa?
– Evite entrar em discussões polêmicas; Se você gosta de polêmica, esteja ciente dos riscos.
– No seu Facebook não estão apenas os amigos próximos. Lembre-se disso!
– Do ponto de vista profissional, não é porque você achou bacana uma piada que você vai compartilhar.

E lembre-se use sempre o bom senso!

Se você quiser se aprofundar nesse tema e desenvolver um Perfil Profissional no Facebook, recomendo que você leia o meu MANUAL Passo a Passo.

Um forte abraço! =]