Autoridade: gatilho fundamental para seu marketing pessoal

Imagino que você já saiba: ser reconhecido como autoridade no que você faz, aumenta muito suas chances de sucesso profissional.

No texto de hoje, quero dar algumas dicas de como melhorar seu posicionamento, aumentando sua autoridade e consequentemente impulsionando seu Marketing Pessoal.

Você vai descobrir:

1 – Dois experimentos e o poder que a Autoridade tem;
2 – As 5 questões fundamentais que guiarão você na criação de autoridade;
3 – Por onde comecei: os primeiros passos;
4 – O erro fatal e como evitá-lo.

Se interessou pelo assunto? Então divida essa informação com seus amigos. Basta clicar no link para sua rede social favorita aqui abaixo. Leva menos de 10 segundos!

Facebook
LinkedIn
Google+

1 – Dois experimentos e o poder do gatilho da Autoridade

Alguns experimentos demonstram o Poder da Autoridade de forma impressionante, como por exemplo, o do rapaz que se passa por médico (com jaleco branco e estetoscópio), dando ordens absurdas a algumas pessoas que simplesmente obedecem por reconhecer nele a figura de uma “autoridade” naquele momento (veja no vídeo):

ou mesmo o rapaz que se passa por “cabeleireiro de celebridades”, gravando um documentário do seu sucesso e que muda “radicalmente” o visual de algumas mulheres que toparam participar do seu vídeo, mesmo sem praticamente tocar em seus cabelos (veja no vídeo):

É genial e surpreendente o poder que a autoridade tem para o seu marketing pessoal.

Com a concorrência crescente em praticamente todos os mercados, se tornar uma pessoa de destaque e reconhecida no que se faz está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil, por isso a importância em conhecer e trabalhar esse gatilho o mais rápido.

2 – As 5 questões fundamentais que guiarão você na criação de autoridade

Como diz a propaganda do Canal Futura: “Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas.” Aqui da mesma forma, você precisa responder algumas “perguntas poderosas” que o guiarão por essa jornada:

– Qual o seu Histórico profissional?

– Quais características ou capacidades geram valor para seus clientes, para seus relacionamentos?

– Você tem credibilidade? Por que acreditam em você? Quais os motivos? Quem referencia você?

– Por que você e não um concorrente?

– Para quem você cria valor? Quem são seus clientes mais importantes? Quem influencia seus clientes?

3 – Por onde comecei: meus primeiros passos

É fato: a internet chegou para ficar e estamos cada dia mais conectados. Partindo dessa ótica, começar a construir autoridade através das redes sociais é a forma mais indicada para quem quer começar rápido!

Imagine a seguinte situação na década de 90:

Acabou de nascer seu primeiro filho, você está feliz da vida na maternidade e vai contar para algumas pessoas. Você pega seu celular (antigo, que fazia apenas ligações e que eram caríssimas) e liga para alguns amigos mais próximos, para alguns familiares. Em alguns minutos, possivelmente você já estaria de saco cheio de tanto fazer ligação e apenas algumas poucas pessoas mais próximas saberiam da novidade.

Hoje, basta uma postagem na sua rede social favorita ou naquele grupo da família e dos amigos: bum!! Uma pancada de pessoas já sabe e inclusive já estão interagindo com você!

Percebeu a diferença na velocidade e no alcance da sua mensagem agora?

Quando comecei trabalhei principalmente minhas redes sociais (Facebook, LinkedIn, Instagram, Youtube, etc), trabalhei todas elas de forma profissional e padronizada, não publicando mais conteúdos pessoais. Até meu nome eu trabalhei de forma exclusiva, de forma profissional ou seja, publicamente eu já não era mais o Oto, ou o Oto Gomes, ou ainda o Oto Alvarenga Gomes e sim o “Oto Alvarenga”.

E você, já definiu o seu nome profissional?

Falo com mais profundidade desses assuntos aqui!

Posteriormente, construí meu blog e comecei a gerar conteúdos na minha área, me posicionando muito bem nos resultados orgânicos do Google quando o assunto é Marketing Pessoal, como na imagem abaixo:

Maior Especialista em Marketing Pessoal - Oto Alvarenga

Resultado para a busca “maior especialista em marketing pessoal” [Clique ]

Agora faça o seguinte: analise as páginas de Facebook dos seus amigos: quantos deles as usam de forma profissional? Quantos deles têm uma foto profissional no perfil, uma boa descrição do que faz, publica conteúdos relacionados às suas expertises? Quantos tem um site? Quantos tem um nome profissional? Você vai perceber que grande parte da população ainda não percebeu esse potencial de geração de autoridade!

Mas fique atento, é preciso evitar o erro fatal:

4 – O erro fatal e como evitá-lo

Com a força da internet e com uma exposição estratégica nas redes sociais, sua autoridade aumentará muito. Porém é preciso estar atento ao erro fatal, ao erro que, uma vez cometido colocará tudo a perder:

evite ser um “casca de ovo”

ou seja, evite ser superficial, expor-se sem antes ter de fato conhecimento e experiência suficiente para tudo o que fala além de gerar resultados reais: é fundamental que seu discurso esteja alinhado com o que você faz e que acima de tudo você tenha resultados! Caso contrário algo indesejado [ como este ] poderá acontecer!

Então é isso, espero que esse conteúdo lhe ajude em sua jornada!

Ficou com alguma dúvida? Quer sugerir algum assunto? Fica bem à vontade, é só deixar nos comentários abaixo, combinado?

Um forte abraço!! =]

BOX DE FERRAMENTAS GRÁTIS