Afinal de contas, o que é Marketing Pessoal?

É bem possível que você já tenha visto várias definições sobre Marketing Pessoal, como por exemplo:

Marketing Pessoal é uma ferramenta utilizada por quaisquer profissionais que queiram alcançar o sucesso. O Marketing Pessoal é o conjunto de atitudes que um profissional pode aprender para saber “vender” sua imagem*.

… e possivelmente todas estão corretas!

Nesse artigo quero colocar a minha visão sobre o que é Marketing Pessoal,

sair um pouco fora dos conceitos normalmente encontrados e te mostrar como ele me ajudou (e pode te ajudar) a se destacar na multidão.
O que você vai descobrir aqui?

    1. Vai conhecer o Harvey e porque ele é minha referência em Marketing Pessoal;
    2. O que NÃO é Marketing Pessoal
    3. Conhecer dois mitos sobre Marketing Pessoal
    4. Descobrir um princípio que uso e que vem fazendo toda a diferença nos meus resultados;

 

Importante, AVISO:

Se você acha que essa história de Marketing Pessoal não funciona ou que é história pra boi dormir, pode ser que este conteúdo não seja pra você. Mas ao contrário, se você quer pensar diferente, buscar destaque no meio em que vive, recomendo enormemente a leitura até o final! =]

Então vamos lá!

1. Harvey, minha referência em Marketing Pessoal

Para começar, quero apresentar a você o Harvey, minha referência em Marketing Pessoal!

Brincadeiras à parte, gosto de falar que esse vídeo é uma referência pra mim porque, além de gerar uma boa lembrança em quem o assiste (normalmente você ri ao assisti-lo e essa emoção ajuda na lembrança do conceito), ele condensa exatamente o que eu acredito ser um elemento chave para se destacar na multidão: não agir como a maioria, isto é, fazer diferente.

Observe que enquanto naquele canil todos os cães apenas latiam (uns mais alto, outros mais baixo), o Harvey fez totalmente diferente: não latiu e ao contrário pensou fora da caixa, montou uma estratégia que mostrasse e destacasse seus pontos fortes e partiu para divulgá-los de forma inteligente e convincente.

O que é Marketing Pessoal - Oto Alvarenga

E aqui, cabe uma pergunta a você: quantas pessoas você conhece que tentam se destacar, ter mais sucesso, alcançar novas conquistas insistindo sempre em fazer da mesma maneira? Será que essas pessoas não estão apenas “latindo”? Como mudar a percepção de valor das outras pessoas a seu respeito?

Quero te fazer um convite a pensar diferente e isso passa pelo autoconhecimento, por conhecer suas potencialidades, suas maiores virtudes e talentos para que você possa impulsioná-los e posteriormente fazer com que as pessoas reconheçam o seu valor! Isso tudo tem a ver com propósito, missão de vida… tem a ver com o que você mais gosta de fazer… em fim, tem tudo a ver com sua essência.

Legal Oto, mas não tenho nem ideia por onde começar…

Tudo bem, no meu e-Book gratuito 27 Perguntas para direcionar sua Marca Pessoal eu te dou alguns insights de como começar hoje ainda!! =]

2. O que NÃO é Marketing Pessoal

Fingir ser alguém que eu não sou: infelizmente muitas pessoas acreditam que para se fazer um bom Marketing Pessoal é preciso fingir ser alguém que não é, e na verdade é exatamente o oposto disso: trabalhar sua autenticidade em prol da sua identidade e dos seus objetivos de marca é algo primordial para um bom trabalho de Marketing Pessoal.

Eu confesso que no início da construção da minha imagem eu acabei esbarrando em vários desafios e um deles foi construir minha própria identidade sem perder minha essência.

Falo um pouco desse desafio aqui, na Lição #1.

3. Dois mitos sobre o Marketing Pessoal

Agora vou detonar os dois principais mitos sobre Marketing Pessoal

Mito #1: Marketing Pessoal é só para quem busca fama

Definitivamente não! Trabalhar maneiras de se destacar não é apenas para quem busca fama e sim para todos aqueles que querem estar acima da média, com mais visibilidade. Você pode ser colaborador de uma empresa, um pequeno empresário, profissional liberal, não importa: quer se destacar na multidão, sair da média foque na divulgação do que você tem de melhor. Engana-se quem pensa que trabalhar um bom Marketing Pessoal é apenas para quem quer ficar famoso como estrelas da música ou da TV.

Eu particularmente tive a grande satisfação de orientar pessoas que se destacaram nos mais variados nichos e se levarmos em consideração a acirrada concorrência de hoje, posso dizer que trabalhar sua imagem pessoal, sua visibilidade é simplesmente fundamental para o seu sucesso profissional!

Mito #2: É preciso ter muito dinheiro para trabalhar o meu Marketing Pessoal

Mito detonado! Não, não é preciso ter muito dinheiro para trabalhar o seu Marketing Pessoal, quer um exemplo bem simples: que tal começar a construir uma imagem forte e profissional usando todo o poder das redes sociais? Eu mesmo fiz isso quando estava começando.

Lembro-me muito bem dos 3 dias em que passei revisando todas as minhas publicações e bloqueando tudo o que era de caráter pessoal e que não estava alinhado com a construção da minha nova marca.

E você? Como estão suas redes sociais? O que você publica, compartilha ou curte nelas? Está alinhado a seu objetivo? É profissional? Qual imagem você está construindo na internet? Se eu visitasse seu perfil agora, eu contrataria você ou seu serviço, eu faria uma parceria com você?

Falo com mais profundidade desse assunto nesta série de vídeos!! =]

4. E qual princípio eu uso e que vem fazendo toda a diferença nos meus resultados?

O princípio que eu uso e levo como um lema na minha vida, o próprio Harvey me ajudou a definir:

Não fazer como 99% das pessoas fazem!

Simples assim, ou seja, não seguir o fluxo da manada em “piloto automático”.

Para, pense e analise.

Tem uma frase bem interessante no livro “As 100 dicas do líder pensador” (Marcelo Peruzzo e Bonifácil Watanabe – IP2 Books) que diz: “quem pensa tem a vida sob seu controle, quem processa, deixa as decisões de sua vida pessoal e profissional na mão de terceiros”.

Portanto, comece a agora a domar sua vida, construindo uma imagem forte através do verdadeiro Marketing Pessoal!

Não sabe por onde começar? Tente aqui, é grátis!! =]

Se você gostou desse artigo, compartilhe com aquele seu amigo que precisa investir mais tempo em Marketing Pessoal! Vou ficar muito feliz também se você deixar um comentário pra mim abaixo, me dizendo o que achou!!

Um forte abraço em você!! =]

* Referência: significadosbr.com.br

BOX DE FERRAMENTAS GRÁTIS