Sucesso profissional: alguns especialistas estimam que 15% do seu sucesso financeiro é determinado por suas habilidades e conhecimento.

85% vem da capacidade de se conectar com outras pessoas e estabelecer confiança e respeito.

Afirmação extraída do livro “COMO CONVENCER ALGUÉM EM 90 SEGUNDOS” – Nicholas Boothman

Que tal viajarmos nesse assunto e descobrir como ele pode alavancar o seu Sucesso Profissional? Nesse texto, quero dar algumas dicas de como aumentar drasticamente suas chances de sucesso, através de conexões poderosas: vamos nessa?

Você vai descobrir:

    1. Um impulso primitivo inerente a todos nós num primeiro encontro;
    2. Uma história de pescador muito lucrativa e que pode alavancar seu Sucesso Profissional!
    3. Como consegui uma mentoria presencial com Flávio Augusto da Silva (um dos maiores empresários do Brasil) e como você pode conseguir o mesmo!
    4. Três passos fundamentais para se conectar com qualquer pessoa e acelerar seu sucesso profissional.

Se interessou pelo assunto? Então divida essa informação com seus amigos. Basta clicar no link para sua rede social favorita aqui abaixo. Leva menos de 10 segundos!

Facebook
LinkedIn
Google+

1 – Um impulso primitivo inerente a todos nós num primeiro encontro

Outro dia eu estava à procura de um freelancer para prestar serviços para minha produtora. Encontrei um candidato cujo perfil técnico me agradava ai então entrei em contato. O adicionei no Skype e então começamos a conversar…

Fulano: “opa, bom dia”
Oto: “Olá Fulano, bom dia tudo bem? Pode falar?”
Fulano: “estou sem fone aqui… mais pode dizer ai”

Confesso a você que esta resposta dele me incomodou ao ponto de me fazer “fugir”, eu acabei inventando uma desculpa e partindo em busca de outro candidato: eu tinha uma lista com 17 nomes para analisar ainda.

Com um mercado tão concorrido, melhorar sua abordagem inicial ampliará muito suas chances de sucesso profissional. Instintivamente temos uma reação natural de lutar ou fugir nos primeiros segundos de um primeiro encontro.

Segundo Nicholas Boothman “As impressões formadas nesse estágio podem definir o humor e o tom das expectativas, além de ativar a imaginação para fazer julgamentos instantâneos – certos ou errados – sobre a pessoa que você está encontrando”. É o instinto da sobrevivência florescendo, tentando nos proteger.

Possivelmente uma abordagem mais calorosa e atenciosa desse freelancer naquele momento neutralizasse minha reação de fuga, aumentando as chances de nos conectarmos. Abaixo um print de nossa breve conversa… Um ponto para a afirmação de Nicholas Boothman! =]

Abordagem mal sucedida - marketing pessoal - oto alvarenga

O que está achando do texto? Você pode gostar também:

– Meu Curso de Marketing Pessoal

– Afinal de contas, o que é Marketing Pessoal?

2 – Uma história de pescador muito lucrativa e que pode alavancar seu Sucesso Profissional! 

Um de meus alunos relatou certa vez que tinha um primo advogado que apesar da pouca idade, cerca de trinta e poucos anos, estava tendo bastante sucesso em sua cidade, vinha trabalhando muito bem seu sucesso profissional.

Este aluno, curioso com a rápida ascensão do primo, perguntou como ele conseguia trabalhar nos casos dos maiores empresários da cidade, qual era sua estratégia… no que o primo advogado respondeu:

“Sabe primo, eu descobri que aqui em nossa cidade vários empresários se reúnem duas vezes por ano para pescar. Apesar do preço relativamente alto dessa pescaria e da minha falta de habilidades na prática da pesca, resolvi participar ajudando nos serviços de cozinha. Resultado: sete dias de boas risadas, muitas amizades e alguns convites para advogar em ótimas causas!”

Conseguiu observar o poder da conexão para o sucesso profissional? Mais um ponto para a afirmação de Nicholas Boothman!

3 – Como consegui uma mentoria presencial com Flávio Augusto da Silva e como você pode conseguir o mesmo!

Antes de mais nada eu preciso alertá-lo: se você ainda não conhece o Flávio, precisa conhecê-lo agora! Tenho o Flávio como um grande mentor que vem transformando profundamente minha forma de pensar e abordar o mundo e os negócios.

Comecei a acompanhá-lo no início de 2013, quando tive a oportunidade de colaborar com um de seus grandes projetos – o Geração de Valor – cujo principal objetivo é ajudar jovens no árduo caminho de empreender. Foi nessa época que consegui um depoimento dele em vídeo:

Alguns meses depois o Flávio lançou o Projeto do MeuSucesso.com, uma plataforma de insights para empreendedores, onde são destrinchados cases de vários empresários de sucesso.

Na plataforma você também poderá fazer parte de uma rede social exclusiva, podendo inclusive participar de um game, onde um dos prêmios é a mentoria presencial com ele: game este que em sua primeira edição consegui o segundo lugar, o que me levou a ter um encontro sensacional com o Flávio!! =]

Hoje os “Braves”, como são conhecidos dentro da plataforma, são considerados “influencers” com boas regalias (como mentorias exclusivas) no MeuSucesso.com!

Quer saber se vale a pena ou não participar do MeuSucesso.com? Explico de forma detalhada nesse texto (nele você também vai saber como participar do meu grupo de aprendizado e networking online (grátis)!!

4 – Três passos fundamentais para se conectar com qualquer pessoa e acelerar seu sucesso profissional!

Passo 1: Defina com clareza quem você quer conhecer e por que você quer conhecê-la!

Normalmente não sabemos com quem gostaríamos de nos conectar, nem o porque dessa conexão.

Conhecer pessoas interessantes que nos ajudam a crescer e com a qual podemos gerar valor e laços de confiança é o primeiro passo. Veja meu caso: eu tinha uma grande vontade de me aproximar e conhecer Flávio Augusto da Silva por ser uma grande referência pra mim.

Acabei conseguindo gerando valor pra ele (no Geração de Valor e MeuSucesso.com) e isso nos aproximou. Além de associar minha imagem à dele, acabei conhecendo pessoas incríveis em sua rede e dessas conexões as possibilidades de aprendizagem e negócios são infinitas!

Passo 2: Vá a eventos com a clareza definida no passo 1

Definida a pessoa, acompanhe seus materiais nas redes sociais (Facebook, Instagram).

Tente descobrir quais eventos, grupos ela participa, se existem causas comuns que vocês apoiam, se vocês tem amigos em comum. Lembre-se sempre de trabalhar suas redes sociais de forma a criar autoridade (nunca descuide do seu Marketing Pessoal!)

Quando decidi que gostaria de conhecer o Flávio (clareza), passei a monitorá-lo através das redes sociais.

Descobri que existia uma grande chance dele palestrar em um evento em São Paulo e foi lá que tive a oportunidade de estar próximo a ele pela primeira vez e ali também pintou a primeira oportunidade de colaborar com um de seus grandes projetos!

O que vejo normalmente acontecer é: as pessoas até frequentam grandes eventos, porém sem um objetivo de conexão: vão ao evento, assistem as palestras, trocam cartões de visita, conhecem aleatoriamente alguém e pronto… falo com mais profundidade desse assunto aqui: Eventos presenciais e a conexão mágica

Passo 3: Gere Valor genuíno à pessoa

É muito importante não ser chato, nem ficar pedindo favores… você pode comentar publicações da pessoa com a qual quer se conectar de forma sincera e assertiva.

Pode fazer um depoimento em vídeo pra ela e se você tiver um blog, pode ainda escrever um artigo citando algo legal que ela faz ou já tenha feito…

Depois mande uma mensagem contando do seu artigo: tudo isso pode te ajudar a entrar no radar dela! Antes de mais nada lembre-se de gerar valor genuíno.

Espero que esse conteúdo lhe ajude ainda mais na construção da sua marca, do seu sucesso profissional!

Ficou com alguma dúvida? Quer sugerir algum assunto? Fica bem à vontade, é só deixar nos comentários abaixo, combinado?

Um forte abraço e nos vemos em breve!! =]