Autoconhecimento: acelere seu sucesso!

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:

autoconhecimento_oto_alvarenga

“Conhece-te a ti mesmo”, já dizia Sócrates. Uma frase pequena, mas de fundamental importância para o seu Marketing Pessoal. Num mercado onde as pessoas não querem falar com corporações sem rosto e sim falar com as pessoas que estão dentro das corporações, construir uma marca pessoal forte, ter autoconhecimento torna-se um grande diferencial. Mas por onde começar?

A construção de uma marca pessoal forte passa pela percepção tanto das suas habilidades natas, aprimorando-as se possível, quanto pelo reconhecimento de seus pontos falhos, para que possam ser melhorados. De fato, todos nós temos comportamentos e habilidades positivas e negativas e a grande sacada está em percebê-las, reconhecê-las e melhorá-las!

Por exemplo, algumas pessoas são mais exigentes, gostam de situações novas, de estarem em posição de liderança, (habilidades positivas) porém podem parecer arrogantes (ponto falho). Outras são naturalmente mais políticas, otimistas, gostam de persuadir, mas por outro lado perdem o foco facilmente. Outras são mais servidoras, colaborativas, estáveis porém tem pouca iniciativa. Ainda existem aquelas que são mais perfeccionistas, sistemáticas, que tem foco no resultado perfeito, porém tendem a ser inflexíveis. Se você se identifica com um desses padrões de comportamento, eu recomendo que você faça um teste DISC!

O que vem a ser esse teste?

O Modelo DISC, postulado pelo psicólogo Dr. William Moulton Marston determina alguns padrões de comportamento e é reconhecido mundialmente. As avaliações são feitas testando as preferências de uma pessoa a partir de associações entre termos. DISC é uma sigla para:

Dominância – Indica como você lida com problemas e desafios.
Influência – Indica como você lida com pessoas e as influencia.
EStabilidade – Indica como você lida com mudanças e estabelece o seu ritmo.
Conformidade – Indica como você lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros.

A constante busca pelo crescimento pessoal, por nosso marketing pessoal, passa necessariamente pela percepção de nossos pontos fortes e fracos, pelo autoconhecimento e nesse sentido esse teste (existem versões básicas que podem ser encontradas facilmente na internet) pode ser um aliado muito importante, que vai te dar mais clareza na percepção de suas virtudes e fraquezas. =]

Artigo originalmente publicado no portal Administradores.com

Explore mais!

Blog

Blog: o que é?

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo: Você sabe o que é um Blog, para que ele serve e por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ótimo! Vou Enviar Agora Para O Seu E-Mail

9 Passos para Construir mais Autoridade usando o seu Facebook