Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:
|
Você sabe o que é um Blog, para que ele serve e por qual motivo está sendo utilizado cada vez mais como estratégias de marketing por pessoas e empresas? Falaremos sobre tudo isso aqui.
Atualmente é muito comum da pessoa ter alguma dúvida sobre algum assunto e ir buscar na internet. Na maioria dos casos a resposta vem em um artigo escrito que traz todas as informações necessárias.
O que poucas pessoas percebem, é que essas informações normalmente veem no formato de um Blog Post, ou seja, em uma publicação realizada em um Blog.
Mas afinal, o que é um Blog?
O Blog, diferentemente de um site, tem como principal função, a atualização frequente (muitas vezes, diária) de conteúdo. Esses conteúdos por sua vez atendem determinados públicos que buscam por essas informações.
Já um site é mais ‘estático’, serve para, por exemplo, contar a história de uma empresa ou mesmo como site de vendas. Sendo muito mais direcionado para produtos do que para conteúdo.
Muitos sites inclusive, tem uma aba que direciona os leitores e clientes para os seus respectivos Blogs, onde eles dão dicas para o nicho específico deles.
Outra característica do Blog é que ele pode ser um diário pessoal, um periódico (como um jornal online) ou empresarial.
Na verdade, a palavra ‘Blog’ pode ser traduzida como ‘diário pessoal’ ou ‘diário de bordo’, por isso que, na maioria dos casos eles tem, atualizações diárias.
O termo correto de se utilizar é Web Blog. Web, por sua vez, significa ‘Rede’, enquanto que ‘log’ significa ‘registro’ ou ‘diário’.
Características
Como citado acima, uma das principais características de um Blog são as atualizações diárias ou frequentes.
Outra é a datação. Assim como um diário pessoal físico (aquele em papel) todo Blog Post possuí uma datação.
Essa datação serve para mostrar ao publico quais os conteúdos mais recentes e também para organizar por data, indo dos artigos mais recentes, para os mais antigos.
Eles também são fáceis de serem criados e editados por meio de plugins ou mesmo de forma interativa, o que facilita o uso de pessoas que não tenham muitas habilidades com a internet.
Todas essas características demonstram que o Blog foi projetado para ser de uso pessoal, mas, cada vez mais, as empresas têm ‘migrado’ e começado a utilizar esse ‘método’ como forma de atrair novos consumidores e também se aproximar mais deles, trazendo um tratamento mais ‘humanizado’.
Abaixo falaremos de como funciona um Blog comercial.
O que é um Blog comercial?
Um Blog exige muito pouco da parte financeira de uma empresa, basicamente a empresa precisa de um domínio na internet e de uma hospedagem para iniciar.
O que mais é ‘gasto’ em um Blog é o tempo destinado a escrita para a produção dos posts.
A ideia é trazer conteúdo que no final transforme um leitor em potencial cliente, para mais para frente, converter esse potencial cliente em um cliente de fato.
Para isso é utilizado estratégias de marketing de conteúdo, onde, em primeiro momento, o objetivo de um post é solucionar uma dúvida do leitor.
Em cada post existe um número de técnicas que precisam ser utilizados para que o leitor leia todo o conteúdo e também para que esse conteúdo tenha mais chances de aparecer em primeiro na lista de busca. Entre as técnicas o SEO é o mais conhecido.
Mas nem sempre são apenas empresas que desejam ter um Blog para o seu site ou uma pessoa querendo utilizar a Web como diário pessoal.
Em muitos casos pessoas que entendem dessas técnicas e que também possuem tempo para a produção de um Blog fazem isso como forma de remuneração.
Esse é um terceiro caso que vem crescendo cada vez mais na internet.
Essas pessoas desenvolvem um Blog dentro de determinado nicho e produzem conteúdo para esse publico, com o intuito de responder dúvidas e anseios deles.
Como forma de remuneração, eles adicionam ‘blocos de anúncios’ no Blog. Os leitores acessam os conteúdos e visualizam direta ou indiretamente, esses blocos de anúncios.
Cada visualização desses anúncios converte em um pequeno valor. No final do mês, a pessoa faz o resgate da soma de todos esses valores.
Como surgiu o primeiro Blog?
Muito se discute na internet sobre esse assunto, mas o mais aceito entre a ‘comunidade’ é que o primeiro Blog foi criado em 1994, por um estudante dos Estados Unidos chamado Justin Hall.
Na época o termo ‘Blog’ ainda não tinha sido criado. A ideia do estudante era escrever sobre as suas experiências diárias.
Três anos depois, em 1997, Jorn Barger, aproveitando essa onda crescente dos diários virtuais, resolveu também criar o seu. Foi ele que criou o termo ‘WebBlog’.
Em 1999, outro Blogueiro, Peter Merholz, encurtaria o termo passando a chamar apenas de ‘Blog’.
Já nos anos 2000 foi a ‘explosão’ definitiva dos Blogs. Eles já existiam dentro dos principais nichos do mercado, como: games, cultura nerd, moda, música, esporte, entretenimento, politica e etc.
Mas, ainda nessa época, ter um Blog era só para quem entendia de programação.
Foi pouco depois disso que o WordPress e o Blogger surgiram, facilitando a entrada no ‘mercado’ para pessoas que não sabiam programar.
Plugins foram inseridos nessas ‘plataformas’ para facilitar a criação dos Blogs, transformando toda a programação em algo visual e intuitivo.
O que não pode faltar em uma publicação?
O Blog Post, termo utilizado para chamar as atualizações de novos ‘artigos’ para os Blogs permitem hoje a inserção de vários itens.
-
Alguns deles são:
-
Texto;
-
Imagens;
-
Vídeos;
-
Links;
-
Áudios.
Entre todos esses quesitos, o único que não pode faltar é o texto. É ele que define um ‘artigo’ de um Blog.
Já os outros itens, embora muito uteis, não são de extrema necessidade, mas fazem um grande diferencial dentro do texto produzido.
Por exemplo, se o Blog for sobre produtos de um nicho, é muito comum ter um review escrito e também um em vídeo no mesmo post e falando sobre o mesmo assunto.
O áudio, ou mesmo a conversão do texto em áudio, que já é possível com os plugins corretos, também é uma boa opção para as pessoas que não conseguem ler o texto ou preferem ouvir sobre aquele assunto em formato de podcast.
Gostou de saber sobre Blog? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.